20maio 2016

0

215

0

A tendência mais segura: Cloud Computing

Servers, Technology by nocti

Há alguns anos atrás precisávamos instalar os programas em nossas máquinas, pagar uma taxa relativamente alta pela licença daquele software, que ficava restrito ao um único equipamento, e o seu compartilhamento de arquivos era feito de forma mais complicada, com riscos de perder/ danificar dados entre outros problemas. No entanto, hoje temos o Cloud Computing, mais conhecido como computação das nuvens.

Além de segura é econômica

Como citado no post anterior  muitas empresas possuem seu próprio Data Center, o que demanda maiores gastos com infraestrutura, energia contínua (com geradores que alimentam os no-breaks) e ar-condicionado que mantem a temperatura constante do sistema. Com o uso da computação em nuvem estes gastos são extintos (ou direcionados, no entanto em um valor bem inferior, para a nuvem privada que falaremos mais a frente).

Funcionalidades da Cloud Computing

O Cloud computing permite que os usuários, a partir de uma conta gratuita, possam produzir conteúdo online, armazena-los e compartilhá-los com a sua equipe de trabalho de forma instantânea, simples e totalmente segura, possibilitando um trabalho de forma colaborativa.

Não é mais preciso que os programas sejam armazenados eu seu computador, mas podem ser acessados diretamente da nuvem, independente de qual seja o sistema operacional da máquina. Ao fornecedor de tal benefício cabe as funções de armazenamento, manutenção, atualização, backup. E ao usuário cabe apenas utilizar o serviço (e pagar pequenas mensalidades, caso faça o uso de pacotes que disponibilizam maiores espaços de armazenamento e/ou mais benefícios).

As funcionalidades do Cloud Computing não se limitam a armazenamento simplificado, mas também: plataforma como serviço; banco de dados como serviço; infraestrutura como serviço; nuvem híbrida e ambiente testar aplicações e sistemas de maneira remota. Empresas que utilizam estas aplicabilidades são: Amazon,  Netflix,  Evernote, entre outros.

 

Nuvem Pública x Nuvem Privada

Os benefícios e aplicabilidade de uma nuvem privada é bem semelhante aos oferecidos pela nuvem pública. O grande diferencial está nos equipamentos e sistemas utilizados para constituir a nuvem. Toda esta infraestrutura fica dentro da própria empresa que utiliza a nuvem. A nuvem privada nasce da necessidade de maior segurança em relação a determinados dados e informações. Como a empresa responde pela privacidade de tais, este mecanismo não os deixa terceirizados, mas na posse única da empresa.

As empresas também podem optar pelas nuvens híbridas, em que em determinadas aplicações são direcionadas às nuvens públicas e os dados mais sigilosos permanecem sob responsabilidade de sua nuvem privada, garantindo a segurança e reduzindo os custos de armazenamento.

Qual é a nuvem ideal para a sua empresa ?

Entre em contato conosco e saiba qual pacote combina mais com as necessidades da sua empresa.

Comments (0)