21jul 2017

0

127

0

A redundância na computação e sua utilização

Sem categoria by nocti

A disponibilidade de uso de dispositivos ou sistemas é o principal motivo para se utilizar dos recursos da redundância, evitando interrupções ou a perda de dados. A redundância consiste em possuir, no mínimo, duas opções ou recursos de hardware, ou dispositivo de segurança (basicamente falando), integrados ao dispositivo origem, seja ele um computador, servidor ou ambiente de dados. A idéia aqui é ser proativo na proteção de dados e recursos, assim como estar atento a possíveis falhas causadas por motivos diversos.

A redundância pode ser integrada nos mais variados lugares, como:

Dispositivos de Armazenamento : Utilizar mais de um dispositivo de armazenamento é um dos melhores exemplos de redundância que podemos dar. A intenção é ter maior performance e confiabilidade, é para que esse propósito seja concluído o ideal é se utilizar do RAID (A forma que irá utilizar o conjunto de discos).

CPU: Os processadores são um um pouco diferentes dos HDS, pois poucos são capazes de suportar a falha de outro processador, ou seja, caso o servidor tenha 2 processadores e um deles de defeito o estrago de nada irá servir o outro processador.

Fontes de Energia: A redundância aqui é ideal para que as probabilidades de seu servidor morrer, se tornem cada vez menores a cada integração de nova fonte.
RAM: A redundância da memória segue no caminho do HD, contudo a quantidade de GBs disponíveis irá influenciar na velocidade do servidor/computador dependendo da quantidade de processos efetuados pela máquina. Contudo, caso uma memória apresente irregularidades as restantes irão tranquilamente dar conta do recado.

Agora imagine todas essas possibilidades de redundância em um Cloud Service, ou seja, em vez de um servidor com essas capacidades, seriam vários espalhados pelo mundo. Criando um sistema quase que a prova de falhas, pois não importa o tipo de falha que possa surgir em um servidor, sempre existirá outro com os mesmos dados a quilômetros de distância.

Portanto se você tem arquivos importantes e necessidade em tempo integral de seus dados, a aposta na redundância é uma ótima escolha. Em caso de maiores dúvidas entre em contato conosco.

Comments (0)